Histórico

Sua história tem início em quatro de fevereiro de 1934, um domingo, quando o Circulo Militar foi fundado com a manifesta declaração de difundir o espírito da classe militar através de “sadias e nobres relações de amizades entre famílias, como o mais nobre objetivo da instituição”. Já em relação à cidade de Juiz de Fora foi estabelecido como objetivo “aproxima-la da classe militar, para que melhor se conheçam, nobremente compreendam-se e juntas cooperem no engrandecimento da comunidade e em prol da paz e da harmonia da família brasileira”.

Eis pois os princípios que nortearam a fundação do Círculo Militar de Juiz de Fora, uma associação que tem a primazia de ser o primeiro Circulo Militar fundado em todo o Brasil.  Seu primeiro presidente foi o coronel RICARDO DA VEIGA ABREU, que era o chefe do Estado-Maior da 4ª Região Militar que aqui fora instalada em 1919.

Tão logo foi fundada, a nova agremiação passou a funcionar em sede alugada no segundo andar do edifício São Sebastião na praça do cine-teatro Central, palco de festas carnavalescas inesquecíveis e que viria definir a personalidade festiva do novo clube

Esta localização perdurou até 17 de janeiro de 1936, quando o clube alugou os salões existentes no segundo e terceiro andares do numero 77 da galeria Pio X, também no centro da cidade.

Em 17 de junho de 1942, fruto de uma concessão do então Governador de Minas Gerais – BENEDITO VALADARES RIBEIRO  - o Círculo Militar passou a ocupar as instalações da avenida Rio Branco, 2585, local onde já funcionava a Casa D´Italia. Tem inicio o período de afirmação do Circulo Militar como grande sociedade recreativa no seio da comunidade de Juiz de Fora, promovendo a vinda à cidade de grandes artistas, as festas de debutantes, apresentações teatrais e os programas raiofônicos.

Em 22 de agosto de 1957, enfim, chega a estabilidade da sede própria. É adquirido pelo Ministério da Guerra o imóvel localizado à avenida Rio Branco, 3146, local onde se encontra até hoje a sede social do clube, prédio que foi construído por João Gualberto de Carvalho e sua esposa Dona Anália Campos de Carvalho, antigos proprietários da histórica fazenda do Salvaterra.

Quem está On-Line

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online

Canal de Fotos

 

Sobre Nós

Círculo Militar JF

Sua história tem início em quatro de fevereiro de 1934, um domingo, quando o Circulo Militar foi fundado com a manifesta declaração de difundir o espírito da classe militar através de “sadias e nobres relações de amizades entre famílias, como o mais nobre objetivo da instituição”.

Fale Conosco

Nossa Localização

Localização Círculo Militar JF

Av Barão do Rio Branco, 3146, Bom Pastor, Juiz de Fora, Minas Gerais, Cep. 36010-012, Brasil.  Secretaria: (32) 3214-3555