É Batata

Um dos cinco alimentos mais consumidos em todo mundo e base de muitas receitas, a batata é um alimento versátil, rico em carboidratos e muito popular, podendo ser preparado e servido das mais diversas formas.

Estudos com análise do DNA de várias variedades da batata demonstraram que este tubérculo tem uma origem única: o Peru, onde era cultivado pelos INCAS há mais de sete mil anos.

No século XVI foi levada pelos espanhóis e entrou pela Espanha na Europa, expandindo-se logo depois para Portugal e Inglaterra, até se tornar um alimento fundamental no continente todo.

Com os navegadores, a batata foi se espalhando pelo mundo, especialmente para as colônias espanholas, portuguesas e inglesas.

Como os ingleses foram os grandes responsáveis pela difusão do consumo desse alimento, por muito tempo no Brasil foi chamada de batata inglesa.

Atualmente, o maior produtor mundial de batatas é a China, cuja produção em conjunto com a da Índia corresponde a mais de um terço da produção mundial.

O segredo do grande sucesso da batata é sua diversidade, que proporciona várias opções de cor e sabor.

Essa adorada iguaria pode ser assada, cozida, recheada ou consumida em forma de purê, acompanhando saladas, lanches e carnes (frango, peixe e boi). Algumas variedades dão às sopas uma textura cremosa e um gosto delicado que destaca os outros ingredientes.

Mas, sem dúvida, um dos pratos mais conhecidos e consumidos é a batata frita, que é vendida em porções por grandes redes de lanchonete, restaurantes, quiosques nas ruas e bares por todo o mundo.

A batata também é usada em bebidas. Poucos sabem que esse tubérculo está presente em muitos tipos de vodca. Na verdade, a batata era a base original da bebida, que depois passou a ser feita também de cereais. Mas continua presente na composição da vodca de muitos países como a Polônia e a Rússia.

Rica em carboidratos, a batata possui baixa quantidade de gordura e contém vitaminas do complexo B e vitamina C, além de ferro, potássio, cálcio e grande quantidade de fósforo.

Ao natural, 100 gramas de batata têm cerca de 70 calorias, porém esse número cresce muito se ela for frita.

Por conter fibras, favorece o bom funcionamento do intestino, portanto é uma aliada na prevenção de câncer de cólon. Auxilia o sistema nervoso e aumenta a performance atlética, influenciando no desempenho atlético e na resistência.

Além de fazer parte de diversos pratos, a batata também está presente em expressões populares e em brincadeiras. A expressão É batata! é usada para afirmar que uma coisa é certa, uma certeza, e há outra muito conhecida: Vá plantar batatas!, que significa "pare de me perturbar". Também é tema de uma brincadeira que divertiu muitas gerações: a famosa batata quente.

Enfim, esse conhecido tubérculo entrou na história não só à mesa, mas também no linguajar e em diversas tradições culturais.

 

FONTE: Transcrito da Revista do Círculo Militar de São Paulo (CMSP), Edição de agosto.

Canal de Fotos

 

Sobre Nós

Círculo Militar JF

Sua história tem início em quatro de fevereiro de 1934, um domingo, quando o Circulo Militar foi fundado com a manifesta declaração de difundir o espírito da classe militar através de “sadias e nobres relações de amizades entre famílias, como o mais nobre objetivo da instituição”.

Fale Conosco

Nossa Localização

Localização Círculo Militar JF

Av Barão do Rio Branco, 3146, Bom Pastor, Juiz de Fora, Minas Gerais, Cep. 36010-012, Brasil.  Secretaria: (32) 3214-3555