Histórico

Sua história tem início em quatro de fevereiro de 1934, um domingo, quando o Circulo Militar foi fundado com a manifesta declaração de difundir o espírito da classe militar através de “sadias e nobres relações de amizades entre famílias, como o mais nobre objetivo da instituição”. Já em relação à cidade de Juiz de Fora foi estabelecido como objetivo “aproxima-la da classe militar, para que melhor se conheçam, nobremente compreendam-se e juntas cooperem no engrandecimento da comunidade e em prol da paz e da harmonia da família brasileira”.

Eis pois os princípios que nortearam a fundação do Círculo Militar de Juiz de Fora, uma associação que tem a primazia de ser o primeiro Circulo Militar fundado em todo o Brasil.  Seu primeiro presidente foi o coronel RICARDO DA VEIGA ABREU, que era o chefe do Estado-Maior da 4ª Região Militar que aqui fora instalada em 1919.

Tão logo foi fundada, a nova agremiação passou a funcionar em sede alugada no segundo andar do edifício São Sebastião na praça do cine-teatro Central, palco de festas carnavalescas inesquecíveis e que viria definir a personalidade festiva do novo clube

Esta localização perdurou até 17 de janeiro de 1936, quando o clube alugou os salões existentes no segundo e terceiro andares do numero 77 da galeria Pio X, também no centro da cidade.

Em 17 de junho de 1942, fruto de uma concessão do então Governador de Minas Gerais – BENEDITO VALADARES RIBEIRO  - o Círculo Militar passou a ocupar as instalações da avenida Rio Branco, 2585, local onde já funcionava a Casa D´Italia. Tem inicio o período de afirmação do Circulo Militar como grande sociedade recreativa no seio da comunidade de Juiz de Fora, promovendo a vinda à cidade de grandes artistas, as festas de debutantes, apresentações teatrais e os programas raiofônicos.

Em 22 de agosto de 1957, enfim, chega a estabilidade da sede própria. É adquirido pelo Ministério da Guerra o imóvel localizado à avenida Rio Branco, 3146, local onde se encontra até hoje a sede social do clube, prédio que foi construído por João Gualberto de Carvalho e sua esposa Dona Anália Campos de Carvalho, antigos proprietários da histórica fazenda do Salvaterra.

Canal de Fotos

 

Sobre Nós

Círculo Militar JF

Sua história tem início em quatro de fevereiro de 1934, um domingo, quando o Circulo Militar foi fundado com a manifesta declaração de difundir o espírito da classe militar através de “sadias e nobres relações de amizades entre famílias, como o mais nobre objetivo da instituição”.

Fale Conosco

Nossa Localização

Localização Círculo Militar JF

Av Barão do Rio Branco, 3146, Bom Pastor, Juiz de Fora, Minas Gerais, Cep. 36010-012, Brasil.  Secretaria: (32) 3214-3555